segunda-feira, junho 26, 2006

Não existe patch para estupidez humana!

Esta noticia foi retirada integralmente do site da Geek, fiquei tão abismado que tive que publica-la.

----

Polícia perde dados de vítimas de fraude online

Os jornais internacionais estão divulgando o que é um fato vexatório para a divisão de combate ao crime online da polícia australiana. Um cartão de memória com os dados de uma missão anti-fraude online foram perdidos quando um oficial viajava de Sydney para Londres.


O cartão de memória perdido continha o dossiê da missão, com detalhes da máfia Rússia por trás das fraudes e cerca de dados de 3500 clientes de 18 bancos diferentes.

Segundo o jornal The Australian, os dados estavam armazenados no cartão sem qualquer tipo de criptografia, o que permitiria que um possível receptor do cartão perdido apenas inserisse-o no computador e baixasse as informações da vítima.

A divisão procurou por todos os hotéis e aeroportos que o oficial passou, em Sydney, Cingapura e Londres, mas não conseguiu encontrar o cartão com os dados confidenciais.

No entanto, a Australian Hight Tech Crime Centre (AHTCC) afirmou que os dados das vítimas inclusos no cartão não são suficientes para causar mais estrago na vida das vítimas das fraudes, mas que ainda assim estas vítimas já estão com proteção da policia, tendo suas contas sob perfeita vigilância.

A AHTCC já havia prendido alguns suspeitos na Austrália e outros estavam sendo procurados, mas após a perda nenhum outro suspeito foi preso, o que leva a questionar se tais dados sequer estavam armazenados em outro computador seguro.

A perda pode impactar gravemente na segurança online do país que, de acordo com o The Australian, está cada vez mais sob a mira de gangues e máfias da Europa, como o caso da máfia Russa.